MINDFULNESS 


 
Mindfulness é conhecido no Brasil como atenção plena, mas Jon Kabat-Zinn define como “A consciência ou estado mental que surge ao prestar atenção, de forma intencional a experiência ou fenômeno presente, sem julgá-lo, critica-lo ou reagir a ele “

  • Atenção  = estar atento/consciente na experiência vivida naquele momento.
  • No momento presente = no aqui e agora
  • Observar = observando como se estivéssemos nos olhando de fora.
  • Não Julgar = não categorizar de bom ou mau, certo ou errado.
  • Aceitar = aceitando a experiência interna com gentileza.

 
Caracteriza-se pela autorregulação da atenção para a experiência presente, numa atitude aberta, de curiosidade, ampla e tolerante, dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente, todo tipo de pensamentos, memórias, sensações, emoções percebidas e aceitas como elas são.
O programa ou treinamento de Mindfulness usa técnicas de meditação e outros exercícios, permitindo ao indivíduo uma maior consciência de seus processos mentais e de suas ações que muitas vezes que estão ligadas no piloto automático.
 
Quando observamos o movimento da nossa mente verificamos que ela está quase sempre presa em pensamentos sobre o passado ou sobre o futuro e que raramente estamos no momento presente. Este movimento da mente, que facilmente nos retira a atenção da experiência do momento presente, cria ansiedade, agitação, estresse e desequilíbrios emocionais.
 
A prática de Mindfulness ensina-nos a estar no PRESENTE, a viver cada momento da nossa vida com consciência, presença e abertura, porque o momento presente é o único momento que temos para estar.
 
Aprendendo a lidar com estresse.
A prática de mindfulness traz uma maior consciência, permitindo sair da reatividade e identificar novas opções para responder e influenciar as circunstâncias da vida, desenvolvendo a inteligência emocional.
Os acontecimentos estressantes sempre existirão na vida de qualquer ser humano, o treino de mindfulness permitirá desenvolver ferramentas para lidar com estes fatores de uma forma equilibrada e discernida.
  
A paz só pode existir no momento presente. É ridículo dizer que “vou esperar até terminar isto e depois serei livre para viver em paz.” O que é “isso”? Um diploma, um emprego, uma casa, o pagamento das dívidas? Se pensar desta maneira, a paz nunca virá. Há sempre um outro “presente” que se seguirá ao atual. Se não vive em paz no momento presente, então nunca será capaz de o fazer. Se realmente quer estar em paz, então deve estar em paz agora. Caso contrário, não é mais do que “a esperança de paz algum dia.” (Thich Nhat Hanh)

BENEFÍCIOS
•      Redução do estresse 
•      Melhora nas relações sociais 
•      Melhora da concentração 
•      Inteligência emocional 
•      Adaptabilidade
•      Criatividade 
•      Distúrbios do sono
•      Ansiedade
•      Prevenção depressão
•      Dor crônica 
•      Comportamentos aditivos

Jon Kabat-Zinn


Foi um dos pioneiros no desenvolvimento de pesquisas experimentais com Mindfulness. é o fundador e diretor da Stress Reduction Clinic, no Centro Médico da Universidade do Massachusetts, e Professor Associado no Departamento de Medicina Preventiva e Comportamental. 

Jon Kabat-Zinn apresenta a meditação mindfulness de uma forma laica, sendo um método que pode ser aplicado a qualquer pessoa que sofra de stress, independentemente da sua cultura, religião, ou sistema de crenças. A simplicidade da técnica que a torna útil como técnica de redução do stress. 

MBSR, o mais conhecido protocolo de intervenção clínica em Mindfulness, Jon Kabat Zinn é o mentor 

Mark Williams,


Phd,  professor de Psicologia Clínica e Wellcome Principal Research Fellow da Universidade de Oxford. Possui nomeação conjunta do Departamento de Psiquiatria e do Departamento de Psicologia Experimental. Fundou o Instituto de Pesquisa e Assistência Médica e Social e o Centro de Pesquisa e Prática em Mindfulness. Ele é membro da Sociedade Britânica de Psicologia, da Academia de Ciências Médicas e da Academia Britânica. 

É um dos fundadores do MBCT, um dos mais conhecidos protocolos de intervenção em Mindfulness.